quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Comemoração do 21º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança


 
Neste 21º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, que decorreu em Aveiro, de 12 a 20 de Novembro, a organização da iniciativa constituída pela Câmara Municipal de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Aveiro, convidou a Casa Alberto Souto e as diversas entidades da Rede Social para participar, através da realização de propostas que pudessem dar voz às crianças, aos jovens e à comunidade, de forma a expressarem as suas opiniões, preocupações, saberes e gostos para valorizar o programa, envolvendo-nos a todos nas diversas acções, em prol da promoção dos direitos das crianças.

De forma generosa o grupo de alunos e professores da Escola Profissional de Aveiro - EPA aceitou o desafio de serem os “companheiros de viagem”, registando para o futuro as imagens e sons desta incrível semana de actividades.

Com a Casa Alberto Souto, a parceria resultou plenamente! E foi num repto como o tentar abrir uma janela sobre o mundo que fica dentro daqueles portões cinzentos .Naquela tarde invernosa de 20 de Novembro, os jovens da Casa Alberto Souto surpreenderam-nos e tocaram-(nos) indelevelmente com um compassado som hip hop, os ritmos das suas vivências, experiências e sonhos.

A apresentação do trabalho realizado extravasou as nossas expectativas e revelou-se num momento muito especial da tarde. A mensagem de partilha, permitiu-nos assim, chegar um pouco mais perto e ver para além dos portões, jovens cheios de força e esperança em serem melhor, a quem queremos dizer que acreditem em si próprios!

Sabemos que todos os jovens, apesar das dificuldades, têm sonhos e gostam de voar. Por vezes, baixinho, quase rente ao chão. Outras vezes, em arrojados e vertiginosos sobrevoos! Não interessa, o que é importante é que voem. E não estão sozinhos!



Bem hajam, rapazes pela participação e empenho!



P’ la Organização do 21º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança

Ana Paula Marques





Mais uma semana de muito trabalho por causas nobres: as crianças e os jovens. Direitos, nem seria preciso defender! Por serem adquiridos, património pessoal de cada um à nascença. Mas se esta causa pode ser motivo para envolver jovens e crianças a participar na defesa de quem os não tem assegurados, a realizar eventos que valorizam atitudes de cidadania e a mostrar o que são capazes, porque não comemorar seja o que for e sempre?!

Foi com muito orgulho que vi o resultado de um trabalho de coração, de sentimento para participar numa actividade colectiva, mas também mexer no interior de cada um e no sensibilizar os outros para os problemas de todos e de darem a conhecer os seus lados bons e os reflexos dos menos bons. Um poema, uma música e “uma história que podia ser a de muita gente” .

Os meus parabéns a todos os alunos que debateram e ajudaram a pensar sobre este assunto de DIREITOS e em particular ao Tiago Saint-Maurice e Bruno Rafael.

Prof. Conceição Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário