sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


Visita de estudo à Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga



No dia 30 de novembro, os alunos da turma PIEF da Casa Alberto Souto visitaram a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga no âmbito da disciplina de Ciências Sociais e Humanas.


A estação arqueológica do Cabeço do Vouga foi classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP) em 1941. Tem uma ocupação humana desde a Idade do Bronze até à Idade Média. Contudo pensa-se que terá sido durante a Idade do Ferro e a Época Romana que a sua ocupação foi mais intensa. Do espólio encontrado salienta-se a existência de várias peças de cerâmica, pregos, fíbulas, fivelas, facas, ânforas e fragmentos de uma estátua de mármore. Pensa-se, também, que terá sido neste Sítio, que terá existido a antiga cidade de Talábriga.


Ao regressar à CAS foi ainda possível visualizar uma ponte medieval. A velha ponte do Marnel, localiza-se na freguesia de Lamas do Vouga no concelho de Águeda. Pensa-se que esta ponte medieval surgiu sobre uma ponte romana que terá sido construída no fim do séc.XIII e princípios do séc. XIV. Ao longo dos séculos esta foi reparada e modificada por todos os povos que ali viveram.

Sem comentários:

Enviar um comentário